A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro, a Agetransp, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, firmaram um convênio prevendo a transferência de conhecimento técnico entre a operadora e o órgão carioca.
De acordo com um comunicado da Agetransp ao Via Trolebus, “como a CBTU tem um grande conhecimento da manutenção de uma série de trens mais antigos da Supervia – e que também estão em operação em Recife e em Belo Horizonte – e também de rede aérea, a empresa capacitaria o corpo técnico da Agetransp e auxiliaria em consultas”.
Já a Agência Reguladora repassaria o conhecimento em investigação de acidentes “hoje temos técnicos especializados e treinados nos Estados Unidos – e na regulamentação da operação”, diz ainda o comunicado.
Os acordos foram assinados ainda com os municípios de Nísia da Floresta e São José do Mipibu, ambos no Rio Grande Norte. Serão feitos estudos para a reativação de linhas férreas nestes locais.