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R$ 10 previstos para BRT do ABC e Linha 20-Rosa do Metrô em orçamento de 2021

O Governo do Estado, na proposta de orçamento para 2021, que foi enviada à Assembleia Legislativa, prevê R$ 10 em recursos para o corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit do ABC, e outros R$ 10 para a Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar a futura estação Santa Marina, em São Paulo, até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André.

A informação foi divulgada no Diário do Grande ABC. A publicação fala ainda que a quantia mínima é necessária ao menos para manter os projetos de pé, quando não se tem o valor necessário para execução dos eixos de transporte.

Sobre a nova linha metroviária, o presidente do Metrô disse respondendo a um usuário nas redes sociais, que está na fase de contratação do projeto funcional, o que aponta que a ideia da ligação intermunicipal ainda está nos planos da administração estadual.

Já sobre o BRT substitutivo do monotrilho da Linha 18-Bronze, o novo meio de transporte poderá ter novidades em breve. É o que diz o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em uma resposta em um rede social no começo do mês.

O que se sabe sobre o novo BRT:

  • Obras estavam previstas para serem iniciadas no primeiro semestre de 2020;
  • O traçado será do ABC até o Sacomã, e não mais até Tamanduateí;
  • Previsão de entrega seria em 2022;
  • Valor da obra será de R$ 860 milhões;
  • Detalhes do traçado e da concessão ainda serão definidos;
  • O BRT não terá interferência do trânsito local, ou seja, poderá ser totalmente segregado;
  • Terá a capacidade de atender a demanda atual de 175 mil passageiros por dia;

O que se sabe da Linha 20-Rosa:

  • Deve ligar as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André até Santa Marina, cruzando as estações São Judas, Moema, Faria Lima e Lapa;
  • Será feita em parceria com o setor privado;
  • O trecho prioritário é entre Santa Marina e São Judas;
  • Terá 1 pátio de estacionamento e manutenção;
  • Frota aproximada de 33 trens;
  • Atendimento aproximado de um milhão de passageiros;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

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  • Primeiro o “jestor” prometeu a linha 18 bronze, depois prometeu a linha 20 rosa e que o traçado prioritária seria Santo André—São Judas, mas pelo jeito não vai sair nada, nem mesmo o BRT. O ABC não precisa de mais um corredor de ônibus, e esse BRT se sair, já vai estar saturado, e defasado

  • Se eu entendi bem são CR$10,00 + CR$10,00 para se continuar mantendo esta farsa em evidência?

    Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens Intercidades para Santos, eis anunciado o início da Linha 20-Rosa em mais um uso político demagógico para as próximas eleições, e novamente a população do ABC é ludibriada com o aval dos prefeitos da região principalmente os do PSDB.

    Mesmo demonstrando em uma planilha “Cronologia do cancelamento da Linha 18-Bronze”, assim como já havia sido feita uma outra detalhada de todas as linhas de Metrô pendentes, inconclusas e postergadas, inclusive incluindo vídeo de campanha política em que aparece o Dória prometendo sua realização da linha, fazendo lembrar o que levava o deputado federal cacique Mário Juruna PDT-RJ, que por não confiar nas voláteis palavras dos homens sempre vinha acompanhado de um gravador de voz, não bastasse isto o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando PSDB enquanto era deputado juntamente com sua esposa também deputada que chegou a posar em inumeráveis “Out doors” pelas cidades do ABC em que apoiava o monotrilho resolveu debandar para o BRT da Metra em uma atitude irresponsável, e novamente é a população que vai arcar com essa indenização daquele consórcio extinto, por uma decisão de um gestor “show business” irresponsável, pois não existe garantia nenhuma caso não seja reeleito, o próximo dará prosseguimento nas obras.

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