Foto: Metrô
Recordar é viver

Linha 5-Lilás do Metrô completou 18 anos nesta semana

A ligação metroviária que atende o extremo sul de São Paulo completou 18 anos nesta semana. A Linha 5-Lilás, em seu trecho inicial, entre Capão Redondo e Largo Treze, com 8,4 km e seis novas estações, foi entregue em 20 de outubro de 2002.

O fato foi lembrando pelas rede sociais do Metrô em uma publicação do tipo TBT:

Era da CPTM

O que pouca gente sabe é que o primeiro eixo foi idealizado e construído pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, denominada “Linha G”. Em 2001, a administração estadual transferiu a operação da linha para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, passando a chamar-se “Linha 5–Lilás”.

“Nada a lugar nenhum”

Durante muito tempo, setores da imprensa tratavam o eixo de transporte como “linha que não ligava nada a lugar nenhum”. O fato se dava por conta da Linha 5 estar desconectada com o resto da malha. Mas em 2008, já transportava quase 150 mil passageiros diários.

Com as novas integrações e novas estações, sobretudo com a chegada da Linha em Santa Cruz e Chácara Klabin, o eixo de transporte passou a marca dos 600 mil passageiros diários.

Créditos: ViaMobilidade

No futuro

Há planos de extensão nas duas pontas: ao sul, de levar a Linha para o Jardim Ângela e ao norte, até a estação Ipiranga da CPTM. Não há prazos para as construções dos dois prolongamentos, mas há tratativas com a ViaMobilidade, atual operadora do ramal, de extensão do primeiro trecho mencionado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus