Foto: Márcia Alves / Metrô SP
Monotrilho

Em que pé está a extensão do monotrilho da Linha 15-Prata até Ipiranga?

O monotrilho da Linha 15-Prata liga a Vila Prudente até São Mateus, está sendo ampliado até a estação Jardim Colonial, e há planos de extensão de mais duas outras estações, fazendo com que o meio de transporte atenda até a Avenida Jacu-Pêssego.

Na outra ponta está programada a chegada da Linha 15 até a estação Ipiranga, em uma nova conexão com a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Foto: Márcia Alves / Metrô SP

Segundo o presidente do Metrô, em uma reposta na rede social, o prolongamento está na fase do projeto executivo. Neste fase, de acordo com a Lei 8.666/93, os trabalhos estão no “conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.”

Portanto é o projeto executivo que vai direcionar as indicações do projeto básico para suas devidas especializações, no ponto de vista de engenharia e sistemas.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Promessa para até 2024

A expansão do monotrilho da Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Ipiranga, e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego, entraram pela primeira vez no Relatório de Empreendimentos do Metrô, datado do mês de agosto. Junto com as extensões, há também menção ao Pátio Ragueb Chohfi, e os prolongamentos estão previstos para 2024, de acordo com o documento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

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  • O alargamento da avenida Ragueb Chohfi, não seria responsabilidade da prefeitura?
    Lembrando que de acordo com o planejamento do Metrô / CPTM, é a de estender ás Linha 5-Lilás que hoje faz terminação na Chácara Klabin, assim como também à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante para se evitar um colapso de superlotação, as tornando Terminal no Ipiranga, a fim de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Integradora Ipiranga na Linha 10-Turquesa da PPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes, é a única que possui três linhas regulares, e atualmente e se encontra subutilizada a qual devera ser totalmente reformada inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas do Metrô, pois sua alta demanda crescente reprimida será retomada pós pandemia, exige esta ação prioritária.

  • Bom dia!

    Não sei se é o caso do projeto executivo do trecho em questão, mas as licitações mais recentes das empresas públicas ou de economia mista não são mais regidas pela 8.666/93 e sim pela lei 13.303/16 – conhecida como lei das estatais. Tem que ver quando a contratação foi publicada.

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