A via férrea entre Sumaré e Americana pode ser duplicada até 2023, e a medida pode ajudar na instalação do Trem Intercidades até o Município. Segundo publicação do site O Liberal, a informação do duplicação é do secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi.
A obra faz parte de um pacote de R$ 6 bilhões de investimentos na malha do Estado de São Paulo e abrange 72 cidades, que deve reativar quase 530 km de trilhos. Os trabalhos devem contemplar viadutos e diminuir o conflito urbano entre os trens cargueiros e os moradores.
O serviço de passageiros entre São Paulo e Americana está previsto, de acordo com os planos da administração estadual. Mas, o atendimento deve sair após a instalação do trem entre São Paulo e Campinas.
Seria interessante se também houvesse um trem metropolitano atendendo as cidades entre Campinas e Americana, de modo semelhante ao que será feito entre Jundiaí e Campinas.
Meu Deus que atraso de Pais, entra ano sai ano o trem intercidade so fica na promessa, este Brasil esta precisando urgente de lideres visionarios(uma especie rara no Brasil hoje em dia)
Se em relação ao trecho até Campinas eu já fico com os 2 pés atrás para acreditar, esse trecho até Americana eu chego dar “risada”, como diz o ditado né “melhor rir para não chorar”, não acredito que o trem chegue a tal cidade nem a pau. mais promessas eleitoreiras do que outra coisa.
E que depois das passagens por Campinas, Sumaré, Americana e Limeira o Trem Intercidades se estenda até os 2 próximos trechos. Um até Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Cravinhos, Ribeirão Preto e Barretos. E outro até Rio Claro, São Carlos, Ibaté, Araraquara, Matão, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto, Tanabi, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.
Trechos do Trem Intercidades depois de Campinas, Sumaré, Americana e Limeira: 1 (Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Cravinhos, Ribeirão Preto e Barretos). 2 (Rio Claro, São Carlos, Ibaté, Araraquara, Matão, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto, Tanabi, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul)