CPTM

CPTM anuncia reforma da Estação Palmeiras-Barra Funda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em um comunicado nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2020, diz que deve revitalizar a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e que no futuro poderá atender as linhas 11-Coral, 13-Jade e o Trem Intercidades até Campinas.

O local é considerado um dos mais movimentados da companhia, com a circulação de, em média, 78 mil passageiros por dia. Mas essa quantidade diz respeito ao movimento pós covid-19. Antes eram 156 mil pessoas por dia.

Os editais para a revitalização da parada devem ser publicados no decorrer do final de 2020 até meados de 2021, e o início das obras está previsto para janeiro do próximo ano.

Todas as obras irão melhorar a vida dos nossos passageiros e serão feitas de modo a gerar o menor impacto possível no dia a dia dessas pessoas”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Entre os trabalhos previstos estão a substituição do piso, além de nova comunicação visual, iluminação e restauro das paredes, gerando mais conforto aos passageiros, além de economia de energia e redução dos custos de manutenção. “A revitalização da estação também conta com a instalação de uma nova escada rolante nas plataformas 7 e 8, o que auxiliará no desembarque e dispersão dos passageiros”, diz Moro.

Todas as lâmpadas serão substituídas por 2.369 modelos LED, que gastam menos energia. Além disso, a área de 28.438,00 m² onde o piso é emborrachado haverá a substituição por granito, que facilita a limpeza, melhora as condições visuais na circulação e praticamente dispensa serviços de manutenção por décadas. A comunicação visual será totalmente revista para melhorar a orientação dos passageiros e 40.000,00 m² da edificação terá a pintura totalmente restaurada, melhorando o visual do local e gera mais conforto aos passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus