Metrô SP

Baldy diz que trecho da Linha 6 pode ser entregue antes do prazo e fala sobre extensão

Durante coletiva de imprensa que foi anunciada a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que um trecho do ramal poderá ser entregue antes do prazo total da extensão, que é 2025.

A nossa perspectiva é que pode ser entregue uma parcialidade dessa operação. Não é uma obrigação, mas pode ser entregue entre Brasilândia e Água Branca. É uma possibilidade já em 2024″ –  afirmou o secretário.

YouTube video

Extensão

Baldy disse ainda que no futuro poderá ser dialogado a extensão da Linha 6. O eixo metroviário vai da estação São Joaquim, na Linha 1-Azul até a Brasilândia. Há projetado uma extensão até a Rodovia dos Bandeirantes. O trecho, no entanto, não está condicionado ao contrato atual.

Havia ainda um terceiro trecho previsto até a Cidade Líder, na Zona Leste de São Paulo. Mas a extensão foi suprimida, e no lugar o Metrô projeta a futura Linha 16-Violeta.

Sobre a Linha 6

O novo eixo metroviário deve atender a cerca de 700 mil passageiros por dia. A concessão foi assinada em dezembro de 2013, prevendo as primeiras entregas em 2020. O custo total do empreendimento era de R$ 9,6 bilhões, sendo que deste valor R$ 8,9 bilhões seriam divididos entre governo e consórcio.

Os trabalhos, no entanto, foram parados em 2016, e a Move São Paulo alegou que não poderia dar continuidade por falta de dinheiro. Em 2020, a Acciona, nova construtora e operadora, adquiriu a Move São Paulo, possibilitando a retomada das construções.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus