Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Trens Regionais

Via férrea entre Jundiaí e Campinas será eletrificada para Trem Intermetropolitano

Na semana passada o Via Trolebus detalhou as fases do projeto de implantação do projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, além do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas. O material teve com base a apresentação na 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária, feita pelo Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro.

E neste artigo destacamos o item 2 desta lista, que diz respeito a eletrificação do eixo entre Jundiaí e Campinas, descrito pelo presidente como segunda fase de implantação. As obras ainda devem contemplar a revitalização do leito ferroviário, e na sequencia será instalado o trem parador entre as duas cidades.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Novos trens

Apesar da informação não constar na apresentação, é provável que o novo operador tenha que adquirir novos trens. A frota atual de 30 composições da série 9500 da conta do recado para as operações nos dias de hoje, entre Brás e Francisco Morato e até Jundiaí.

O Trem Intermetropolitano terá 65 km de extensão, e provável operação nos moldes dos serviços da CPTM com regularidade nos horários. Portanto, a nova empresa deverá comprar material rodante para este serviço.

Também será preciso de novos trens para o Trem Intercidades, que será diferente do que os passageiros estão acostumados na Região Metropolitana de São Paulo. Haverá serviço de bordo e apenas passageiros sentados, o que evidencia novidades nos carros.

E o Trem Biodiesel a 240 km/h?

Durante entrevista a rádio Jovem Pan em julho de 2019, o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou que o projeto de trem intercidades será atendido por composições movidas a biodiesel. O secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, já havia relatado a intenção de usar a tecnologia em sua conta no Instagram.

De acordo com Garcia, o custo do projeto poderia ser reduzido. “O custo é muito mais barato. Eletrificar uma via de São Paulo a Campinas tem custo de praticamente o dobro do biodiesel. Não podemos nos dar ao luxo da melhor tecnologia do mundo e, por isso, fizemos a opção por um trem moderno, que anda a 240km/h, mas sem eletrificação na via. É uma opção mais barata, segura e que é vai ser realidade o mais breve possível”, afirmou.

A novidade de eletrificação poderá significar uma mudança nos rumos na implantação do projeto, com o eixo sendo atendido por trens elétricos.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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