Trens Regionais

Secretário fala em composição movida a Biodiesel para projeto de Trem Intercidades

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, visitaram um trem intercidades americano, que liga Miami até Fort Lauderdale, no estado da Flórida. 

Baldy compartilhou vídeos da viagem em sua conta no Instagram, e contou detalhes sobre o modelo de transporte. O trem foi implantando em uma ferrovia de cargas, possuí diversas classes, e é movido a Biodiesel.

De acordo com o secretário, a adoção deste tipo de tecnologia poderia reduzir o custo do projeto paulista em até R$ 1 bilhão. Baldy diz em seus vídeos que pode seguir modelos como o americano, na implantação do serviço de passageiros de médio percurso no estado de São Paulo.

Atualmente, a administração estadual trabalha para implantar uma rede intercidades, e a primeira linha que poderá ser construída é entre a capital paulista e Americana, passando por Campinas. Um segundo ramal deve ligar a cidade de São Paulo e o Vale do Paraíba. Santos e Sorocaba também são cotadas, mas a médio ou a longo prazo.

A primeira linha até Campinas é orçada em R$ 7 bilhões, e poderá ser feita por meio de uma Parceria Público-Privada – PPP, que poderá englobar a operação da Linha 7-Rubi da CPTM, além de um serviço de trem metropolitano parador entre Francisco Morato e Campinas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus