Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Trens Regionais

Presidente da CPTM detalha etapas de implantação do Trem Intercidades SP-Campinas

Durante a 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária, o Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, detalhou etapas do projeto de implantação do Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas, além do Trem Intermetropolitano – TIM, entre Francisco Morato e Campinas.

As primeiras audiências públicas para concessão dos serviços, que deve incluir a operação da Linha 7-Rubi, podem ocorrer ainda neste ano. Há a expectativa de que a licitação ocorra em 2021.

Após a concessionária privada assumir os trabalhos, terão etapas de implantação do trem de médio percurso, conforme descreveu Moro em sua apresentação:

1 – Operação entre Barra Funda e Jundiaí.

2 – Obras de melhorias e readequação do trecho Jundiaí e Campinas: revitalização de 44 km de vias duplas, com eletrificação. Este ponto evidencia que talvez a modelagem seja em um trem elétrico, e não diesel-elétrico conforme foi ventilado.

3 – Início do Trem Intermetropolitano – TIM entre Francisco Morato e Campinas, com as 9 estações: Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, no eixo já operacional, e Valinhos, Vinhedo, Louveira e Campinas.

4 – Início de operação do Trem Intercidades entre Jundiaí e Campinas em vias compartilhadas com o TIM.

5 – Implantação de via adicional com sidings (desvios) de ultrapassagem  entre Barra Funda e Jundiaí;

6 – Início de operação do TIC entre Barra Funda – Jundiaí – Campinas;

Foto: Raphael Comitre

Segundo fase até Americana

Em sua apresentação, Moro confirmou a existência do projeto de extensão do Trem Intercidades, entre Campinas e Americana, sendo a fase 2 com mais 36 km de extensão. O prolongamento, no entanto, não conta com prazo estabelecido, pelo menos publicamente.

Caraterísticas do atendimento do TIC

Moro ainda deu detalhes do atendimento do trem de médio percurso, como o transporte de todos os usuários sentados, nos moldes de um atendimento rodoviário, ou de trens de viagens, além de serviço de bordo disponível. A previsão é que o Trem Intercidades cubra o trecho entre Campinas e a Barra Funda em 60 minutos. Há a possibilidade de atendimentos intermediários em Jundiaí.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus