TAV

Seguindo modelo japonês, trem bala vai ligar Dallas e Houston nos Estados Unidos

As cidades de Dallas e Houston, no Estado americano do Texas, serão ligadas por meio de uma ferrovia de alta velocidade, e as construções devem ser inicias no próximo ano. Os comboios devem viajar a uma velocidade de 320 km/h, ligando dos dois pontos em menos de 1h30.

A Administração Ferroviária Federal (FRA) divulgou a Regra de Aplicabilidade Particular (RPA) e o Registro de Decisão (ROD) finais que determinam os padrões federais de segurança para operação e liberam licenças ambientais para o trajeto.

Segundo com a Texas Central, uma empresa ferroviária privada, haverá sistemas para a segurança, incorporando medidas de prevenção de acidentes que são “significativamente mais rigorosas do que as exigidas para operações ferroviárias convencionais dos EUA”.

Modelo japonês

O sistema ferroviário de alta velocidade deve replicar o modelo japonês Tokaido Shinkansen, que é operado pela Central Japan Railway (JR Central) e transportou mais de 10 bilhões de passageiros ao longo de sua história de mais de 55 anos, com zero fatalidades operacionais de passageiros e zero acidentes.

Os testes e comissionamento do serviço estão programado para acontecer em 2025, com os trens iniciados as operações em 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus