As cidades de Dallas e Houston, no Estado americano do Texas, serão ligadas por meio de uma ferrovia de alta velocidade, e as construções devem ser inicias no próximo ano. Os comboios devem viajar a uma velocidade de 320 km/h, ligando dos dois pontos em menos de 1h30.
A Administração Ferroviária Federal (FRA) divulgou a Regra de Aplicabilidade Particular (RPA) e o Registro de Decisão (ROD) finais que determinam os padrões federais de segurança para operação e liberam licenças ambientais para o trajeto.
Segundo com a Texas Central, uma empresa ferroviária privada, haverá sistemas para a segurança, incorporando medidas de prevenção de acidentes que são “significativamente mais rigorosas do que as exigidas para operações ferroviárias convencionais dos EUA”.
Modelo japonês
O sistema ferroviário de alta velocidade deve replicar o modelo japonês Tokaido Shinkansen, que é operado pela Central Japan Railway (JR Central) e transportou mais de 10 bilhões de passageiros ao longo de sua história de mais de 55 anos, com zero fatalidades operacionais de passageiros e zero acidentes.
Os testes e comissionamento do serviço estão programado para acontecer em 2025, com os trens iniciados as operações em 2026.