Estação Vila Prudente | Foto: Diego Torres Silvestre
Metrô SP

Trecho da Linha 2-Verde até a estação Vila Formosa do Metrô deve ser entregue primeiro

A implantação da Linha 2-Verde do Metrô está em curso, da Vila Prudente até a Penha. Apesar de ter sido anunciada sua retomada em janeiro, as obras físicas ainda não começaram, conforme um breve balanço do projeto de implantação postado aqui no Via Trolebus. A extensão da linha terá mais 8 estações e 8,3 km de extensão. Atualmente o ramal liga a Vila Madalena até a Vila Prudente.

Outra informação que merece destaque, informada no Relatório de Empreendimentos – Julho/2020, no site da operadora, é que o trecho entre Vila Prudente e Vila Formosa deve entrar em operação antes do trecho entre Vila Formosa e Penha. O relatório aponta a abertura das estações no primeiro trecho em 2025, e no segundo em 2026.

A informação não é necessariamente uma novidade, uma vez que o Secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, havia informado em junho que a entrega seria fracionada.

As entregas nos dois trechos coincidem com o método construtivo da extensão. A tuneladora deve perfurar os túneis entre o estacionamento rapadura e a Vila Prudente, em um primeiro momento, e depois entre a Penha e de volta ao estacionamento de trens.

Futura estação Anália Franco | Foto: Página
“Linha 2 Verde Vila Prudente e Penha” no Facebook

Fases

O primeiro trecho escavado será entre Vila Prudente e Vila Formosa, com a construção do Complexo Manutenção Rapadura, acrescentando 4,2 km de trilhos na linha que vem da Vila Madalena, 4 estações, e 16 trens novos, o que colocaria no eixo de transporte, 88 mil passageiros por dia.

Já a fase 2 corresponde ao trecho entre Vila Formosa e Penha, com 3,8 km de trilhos, mais 4 estações, 4 mais trens novos, acrescentado a demanda, 255 mil usuários diariamente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios