Futura estação Anália Franco | Foto: Página "Linha 2 Verde Vila Prudente e Penha" no Facebook
Metrô SP

Em que pé está a implantação da Linha 2-Verde do Metrô até a Penha?

No dia 17 de janeiro, o governo estadual anunciava a retomada das obras da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha, e a notícia animava passageiros, sobretudo da Zona Leste de São Paulo com mais um eixo de transporte de massa para atender a adensada região.

Os canteiros começaram a ser preparados em março, conforme noticiou o Via Trolebus, e vias começaram a ser interditada em junho.

Passados oito meses do anúncio de retomada, as obras físicas de fato ainda não começaram, e equipes do consórcio construtor seguem na prospecção e estudos do solo. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira em suas redes sociais, logo serão iniciadas as atividades, sem um prazo concreto para os trabalhos.

Já a tuneladora, o famoso tatuzão, de acordo com o site Metrô/CPTM, está em processo de compra pelo construtor. O equipamento deve perfurar os túneis entre o estacionamento rapadura e a Vila Prudente, em um primeiro momento, e depois entre a Penha e de volta ao estacionamento de trens.

Futura estação Vila Nova Manchester | Foto: Página
“Linha 2 Verde Vila Prudente e Penha” no Facebook

Prazos

A previsão é que a expansão até Penha seja concluída em 2026, conectando o ramal à Linha 3-Vermelha. Os trabalhos vão envolver a construção de mais 8,3 km e oito novas estações:

Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado. O novo trecho deve acrescentar 300 mil passageiros por dia na Linha 2-Verde, e com isso, a demanda total deve ser de 1,1 milhão.

Há planos sem uma data certa de levar o eixo metroviário da Penha rumo a Guarulhos, na futura estação Dutra, em conexão com a futura linha 19-Celeste.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Lamentável o incrível e histórico descaso do poder público com as obras, que seguem sequer sem datas previstas para suas etapas e início, uma verdadeira farra com o dinheiro público e festival de incompetência misturada com má fé.
    O fardo do trabalhador brasileiro é ter que sempre se contentar com estes burocratas péssimos e sem compromisso com o povo que representam.

Publicidade

Anúncios