Estudo feito pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), divulgado pela Isto é, mostra que a emissão de poluentes em ônibus na cidade de São Paulo diminuiu em cerca de 50% no período da pandemia. A pesquisa comparou um dia útil médio de abril, e um dia útil médio de fevereiro, antes da pandemia. No mesmo período, a velocidade comercial dos coletivos aumentou.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) caíram 52%; a emissão de material particulado (MP) foi reduzida em 51%; e os óxidos de nitrogênio (NOx) tiveram suas emissões diminuídas em 56%.
“Isso ocorreu por conta da redução da frota em circulação, mas também graças ao aumento da velocidade média dos ônibus que permaneceram rodando”, aponta o texto. “Isso aponta para um fato já amplamente conhecido que é a importância de se investir na qualidade da mobilidade urbana como forma de reduzir a poluição do ar”, diz a publicação.
Já a velocidade média dos ônibus no horário de pico aumentou, entre 7he e 10h da manhã, chegando a 22 km/h, número 46,6% maior que a média de velocidade registrada no início de 2020, no período pré-pandemia (15 km/h).
Este cenário se deu a diminuição do número de veículos particulares nas ruas, e pontos menos lotados, com menor quantidade de pessoas embarcando.
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