No dia 14 de setembro de 1974 a primeira linha de Metrô do Brasil era inaugurada. O trecho inaugural foi entre Jabaquara e Vila Mariana, e a chamada norte-sul só chegou em Santana em 1975.
Em 1979, começou a operar o primeiro trecho entre Sé e Brás da Linha Leste–Oeste, que no futuro se tornaria a Linha 3–Vermelha, concluída em 1988. No ano de 1991, foi concluído o primeiro trecho da Linha 2–Verde: Paraíso e Consolação. Em 1998, após algumas extensões, a linha operava entre Ana Rosa e Vila Madalena.
Depois de quase 10 anos, a capital ganhou uma nova linha: Em 2002, foi inaugurado o trecho inicial da Linha 5–Lilás, operando no trecho Largo Treze e Capão Redondo. O próximo hiato entre entrega de novas linhas foi de 8 anos, quando em 2010 foi entregue a Linha 4-Amarela. Já em 2014, o monotrilho da Linha 15-Prata, que está integrado a rede de Metrô entrou em cena.
Metrô em números
Demanda: chegou a 5,3 milhões de pessoas em 2019;
Extensão: 101,1 km – sendo a segunda maior malha da America do Sul (perdeu o posto para Santiago)
Estações: 89
Trens: 232 trens e 1.419 carros
Operadoras: 3 – Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade
Velocidade máxima: 87 km/h
O Metrô de São Paulo ocupa a 12.ª posição em número de passageiros transportados por ano, com 1,1 bilhão (marca atingida em 2017). Seu recorde foi de 4 916 659 passageiros em um único dia, em 14 de novembro de 2013.
Futuro
Atualmente, 3 linhas estão em expansão: Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha e a 15-Prata, de São Mateus e Jardim Colonial. Há também a Linha 17-Ouro em construção, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi.
Há ainda a expansão da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim, onde as construções estão previstas para serem retomadas neste ano.
Projetos futuros, mas com obras não iniciadas:
- Linha 19-Celeste: Bosque Maia (Guarulhos) – Anhangabaú;
- Linha 20-Rosa: Santa Marina – Prefeito Celso Daniel – Santo André;
- Linha 22-Bordô: Rebouças – Cotia;
- Linha 16-Violeta: Oscar Freire – Jardim Brasilia.