Ônibus

Comuna na França adquire frota de 92 ônibus elétricos eCitaro da Mercedes

Rennes na França, deve ser contemplada com uma nova frota de ônibus elétrico produzidos pela Mercedes. Um pedido recorde de 92 veículos do modelo eCitaro, com um investimento de 60 milhões de euros, foi estabelecida. Trata-se do maior sucesso comercial até agora para o eCitaro no país.

Lançada oficialmente em setembro de 2018, a produção da série Mercedes eCitaro começou entre o final de 2018 e o início de 2019, as primeiras entregas foram feitas. Até o final do ano passado, 149 unidades do modelo foram fabricadas.

A encomenda inclui 33 autocarros de 12 metros e 59 articulados que serão gradualmente colocados em serviço na rede de transportes públicos entre os anos de 2022 a 2025.

Até 2030, de acordo com as metas do Plano de Transporte Urbano (PDU), toda a frota de ônibus será movida a energia limpa, com eletricidade e GNV para as regiões metropolitanas.

Investimentos em novas baterias

As novas baterias de estado sólido prometem revolucionar a indústria de tecnologia, sendo mais seguras e armazenam mais energia que as tradicionais de íons de lítio.

De acordo com Urban Transport Magazine, o novo ônibus articulado Mercedes-Benz totalmente elétrico do modelo eCitaro G será lançado em breve, e deve contar com funcionalidade.

A nova geração de baterias NMC tem uma capacidade consideravelmente maior, o que significa maior autonomia de veículos. Com uma capacidade de cerca de 33 kWh em vez de 24 kWh por conjunto de bateria e o número máximo de conjuntos instalados, a capacidade total é de 396 kWh.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus