VLT

Gotemburgo recebe novos VLTs da Bombardier fabricados com materiais recicláveis

A operadora de transporte Sueca Gothenburg Tramways (Spårvägar) recebeu o primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT produzido pela Bombardier do modelo Flexity. Trata-se da primeira unidade de uma frota de 40 encomendadas em abril de 2016. As entregas devem terminar em 2022.

Os VLTs de 33 metros de comprimento são capazes de atingir velocidades máximas de 70 km/h e contam com espaço para 220 passageiros. Os veículos são equipados com truques Bombardier Flexx combinados com um sistema de propulsão Kiepe-Electric que oferece maior eficiência energética e custos de manutenção reduzidos em comparação com os veículos mais antigos da rede.

São de piso baixo para facilitar o acesso a todos os passageiros, vidros duplos e rampa elétrica para atender cadeirantes.

Materiais recicláveis

A grande novidade é que o material rodante é fabricado com compositos recicláveis ​​e acabados com tinta hidrossolúvel para reduzir o impacto ambiental da frota.

Os M33s serão gradualmente colocados em operação na rede ferroviária leve de Gotemburgo que conta com uma malha de 160 km de extensão, que é a maior da Suécia. Eles substituirão os trens mais antigos dos anos de 1969 e 1972.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus