Foto: Raphael Comitre
CPTM

Apresentações apontam a Linha 7 da CPTM tendo possivelmente Barra Funda como ponto final

Durante pelo menos duas apresentações de representantes do governo estadual, a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM aparece tendo seu atendimento somente até a estação Palmeiras-Barra Funda. Atualmente, o eixo de transporte ferroviário liga as estações Brás e Luz até Francisco Morato.

Na primeira exposição sobre o eventual seccionamento, Pedro Moro, presidente da companhia, falava na 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária sobre as fases de implantação da concessão da Linha 7 e do Trem Intercidades, a cargo da iniciativa privada. O fato foi observado pelo site Metrô/CPTM.

O mesmo documento também foi apresentado por outros representantes do governo estadual no evento Connected Smart Cities & Mobility.

Há a expectativa de que a concessão dos serviços tenha investimentos na ordem de R$ 7,2 bilhões. O edital poderá ser lançado em 2021. A consulta pública deve ocorrer até novembro.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Possível mudança pode abrir caminho para mais linhas na Barra Funda

O eixo entre Luz e Brás conta com quatro vias, mas é utilizado somente pela linha 7. Há projetos de estender a Linha 11-Coral, da Luz para a estação com nome do time alviverde, e com a possível alteração na linha rubi, duas vias estariam disponíveis para abrigar um novo atendimento.

O secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse em julho que há planos de levar a Linha 13-Jade para a estação na zona oeste da capital paulista. A chegada do atendimento à parada seria por meio de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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