Foto: Governo do Estado de São Paulo
CPTM

A cada quatro trens da CPTM que chegam em Francisco Morato, apenas um segue para Jundiaí

Passageiros estão descontentes com a espera do trem na plataforma de Francisco Morato em direção a Jundiaí. A cada quatro trens que chegam do Brás na estação mais nova da Linha 7-Rubi da CPTM, apenas um segue viagem rumo a Jundiaí. A informação foi dada durante o telejornal Bom dia São Paulo, da TV Globo, que mostrava a longa espera dos usuários nas plataformas.

Desde o dia 17 de setembro, a CPTM eliminou a baldeação em Francisco Morato para os passageiros que se deslocam de Jundiaí para o centro de São Paulo.

O trecho entre Francisco Morato e o Brás conta com maior demanda, na ordem de 435 mil por dia, considerando dados antes da pandemia. Já o eixo entre Francisco Morato e Jundiaí conta com uma demanda de apenas 35 mil passageiros por dia.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O intervalo no trecho de maior demanda é de seis minutos no horário de pico. Já no trecho de menor movimento, a espera na plataforma é de 24 minutos, podendo chegar até 35 minutos nos domingos e feriados.

Coincidência ou não, a Linha 7-Rubi liderou o número de reclamações, de acordo com relatório da ouvidoria da operadora, datada do mês de agosto. Foram 104 queixas, o que representa 42,56% de todas as manifestações no mês passado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus