Metrô SP

Qual a estação menos movimentada da Companhia do Metrô de São Paulo?

O Metrô de São Paulo transportou em 2019, uma média de 3,7 milhões de usuários em dias úteis, considerando-se as entradas mais as transferências. O recorde de demanda foi em 14 de novembro de 2013, quando viajaram pelas linhas administradas pela companhia, 4,2 milhões de passageiros em um único dia.

Considerando dados do próprio Metrô, nos meses de julho, março e fevereiro de 2020, portanto períodos de pandemia e antes da crise, uma das estações é eleita como o local com menor movimento na malha, não considerando as linhas operadas pela iniciativa privada e o monotrilho da Linha 15-Prata.

A estação Sumaré leva o posto. Em julho, foi uma média de 3 mil usuários por dia. Em fevereiro foram 15 mil por dia útil e em março, já com efeitos do coronavírus, 9 mil por dia.

Já considerando a malha toda, junto com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, Alto da Boa Vista é a menos movimentada no modal Metrô, com 6 mil passageiros em média de dia útil em fevereiro. Já em monotrilho, Fazenda da Juta, Camilo Haddad e Jardim Planalto, cada uma delas com apenas 4 mil passageiros por dia útil em fevereiro, sendo as mais vazias.

Inauguração e famosa obra de arte

Foi inaugurada em 21 de novembro de 1998 e fica na Avenida Doutor Arnaldo, no bairro do Sumaré, distrito de Perdizes. É famosa pela obra de arte em vidros na plataforma. A arte “Estação Sumaré” de Alex Flemming, é composta de uma impressão sobre vidro em processo industrial, alumínio e tinta vinílica, contendo 44 painéis de 1,75 m x 1,25 m x 0,01 m.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus