VLT

Novo “Veículo muito Leve sobre Trilhos” é feito em fibra de carbono e movido a bateria

Uma empresa no Reino Unido está desenvolvendo o chamado “Very Light Rail vehicle”, que traduzindo para o português, “Veículo muito Leve sobre Trilhos“. O protótipo é constituído de fibra de carbono e movido a bateria, e está em construção na fábrica da NP Aerospace em Foleshill, Bairro em Coventry, Inglaterra.

O objetivo é desenvolver tecnologias de baixo custo que tornariam o metrô leve uma opção viável para cidades de médio porte. O novo veículo está sendo administrado pelo Warwick Manufacturing Group da University of Warwick, em parceria com a entidade governamental Coventry City Council e a Transport for West Midland, o órgão público responsável pela coordenação dos serviços de transporte a área metropolitana de West Midlands, na Inglaterra.

O módulo foi projetado pela WMG e pela Transport Design International, e pretende não atingir mais que 1 tonelada por metro linear. Terá capacidade para 56 passageiros. Testes são previstos em 2021 no VLR National Innovation Center, que está sendo desenvolvido na cidade de Dudley.

Operação

É previsto já uma linha com o veículo super leve em Coventry, com 8 km de extensão, da estação ferroviária, passando pelo centro da cidade, até o Hospital Walsgrave. Cerca de 80% da rota será operada em tráfego misto, ou seja, junto de carros e ônibus comuns.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus