Foto: Instagram do presidente do Metrô, Silvane Pereira
Metrô SP

Novas imagens da estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela do Metrô

Com prazo para finalização das obras civis em dezembro, e entrega para a população no primeiro semestre de 2021, as construções na estação Vila Sônia na Linha 4-Amarela do Metrô seguem. O presidente da companhia, Silvani Pereira, postou em suas redes sociais, imagens mais recentes das construções:

Foto: Instagram do presidente do Metrô, Silvane Pereira

Equipamentos

Atualmente os trabalhos estão sendo feitos na instalação de trilhos e aparelhos de mudança de via. Já os conjuntos de escadas rolantes estão sendo levadas aos andares correspondentes, e em breve devem ser instaladas. Chegaram também recentemente 15 caixas de bloqueios.

Foto: Instagram do presidente do Metrô, Silvane Pereira

Longa espera

As obras do eixo metroviário operado pela ViaQuatro foram iniciadas 2 de setembro de 2004, e era previsto que sua segunda fase, já com Vila Sônia, estaria operando em 2009.  A promessa foi feita sem ao menos a contratação de construções para a segunda parte do projeto, que só teria a concorrência pública realizada em 2011, dois anos após a primeira promessa de operação, a um custo total estimado em dois bilhões de reais. Quinze consórcios apresentariam propostas no dia 22 de setembro de 2011.

A nova expectativa era então a entrega de Vila Sônia em 2014, e falava-se que a Linha 4-Amarela chegaria em Taboão da Serra em 2020. No ano da copa do mundo, apenas Fradique Coutinho foi aberta. “Para entregar a Fradique Coutinho já foi um sufoco”, lamentou o governador Geraldo Alckmin, em fevereiro de 2015.

O Governo Estadual acabou cancelando contrato com a vencedora, que não deu conta do recado e atrasou os trabalhos, e o poder público acabou realizando uma nova licitação para contratação de outra empresa para finalizar as estações.

A nova estação deve acrescentar mais 1.400 metros à Linha 4, e Vila Sônia deve receber um volume diário de 86.620 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus