O programa 787 Dreamliner ecoDemonstrator da Boeing está programado para ter início nesta esta semana, de acordo com publicação do Simple Flying. Será usado um Boeing 787-10 da Etihad Airways, utilizado para testar vários métodos de redução de emissões e ruído produzido durante o voo. O programa foi anunciado em conjunto pela fabricante e pela operadora no evento Dubai Airshow do ano passado.
Há cerca de um mês, a Boeing revelou que em agosto o programa começaria. Agora, de acordo com um novo tweet da gigante aeroespacial dos Estados Unidos, foi revelado que os testes começarão na próxima semana. O experimento acontecerá durante o serviço diário de passageiros.
Our 2020 #ecoDemonstrator will take promising technologies out of the lab and evaluate them in the sky. Check out a few of the technologies that this @etihad 787-10 Dreamliner will start testing next week! pic.twitter.com/YWJxQQ07UE
— Boeing Airplanes (@BoeingAirplanes) August 18, 2020
A fabricante não entrou em detalhes específicos sobre o que está sendo testado na aeronave. No entanto, listaram os seguintes temas:
- Combustível de aviação sustentável;
- Trem de pouso mais silencioso;
- Eficiência do espaço aéreo em rota;
- Menos ruído de fuselagem;
- Tecnologia de higienização de cabine;
- Chegadas eficientes
“O programa ecoDemonstrator é baseado em inovação e sustentabilidade – e esses são valores fundamentais para a Etihad Airways, Abu Dhabi e os Emirados Árabes Unidos . A Etihad e a Boeing veem uma grande oportunidade de colaborar e compartilhar conhecimento para minimizar o impacto da aviação no meio ambiente.” – afirmou Tony Douglas, CEO do Etihad Aviation Group.