O famoso Expresso Leste, uma linha que conta com operação peculiar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, sendo parte de seu trajeto constituído por um serviço semi-expresso. Acima no vídeo, e abaixo em texto, 11 curiosidades da operação, da história, e do futuro da Linha 11-Coral:
1 – É a Linha mais cheia da CPTM, chegando a transportar cerca de 800 mil passageiros por dia;
2 – Antes de ser inaugurado o Expresso Leste, chegaram a existir 12 estações que depois acabaram suprimidas no trecho entre Brás e Guaianases.
3 – Antes de 2000, os trens no trecho entre Arthur Alvim e Guaianases percorriam um caminho diferente do de hoje. Era o antigo e original trecho da ferrovia.
4 – O trecho entre Arthur Alvim e Guaianases foi construído inicialmente pelo Metrô. Em 1995, na gestão Covas, as obras são retomadas pela CPTM, que possuía condições financeiras de assumir o financiamento das construções com o BNDES, tendo sido inaugurada em 27 de maio de 2000. Era então inaugurado o Expresso Leste.
5 – É a segunda linha mais extensa da CPTM, com 50,5 km de extensão.
6 – Já houve projetos de estender a ferrovia até o distrito de Cesar de Souza, em Mogi.
7 – Há planos de levar a Linha até a estação Palmeiras-Barra Funda.
8 – No futuro, a linha deverá ganhar uma conexão com a Linha 2-Verde do Metrô na Penha.
9 – A linha teve sua construção iniciada em 1869 pela Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, como parte da Estrada de Ferro do Norte, que seria incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1890.
10 – A eletrificação da linha ocorreu apenas na metade dos anos 1950
11 – Há planos de pelo menos duas novas estações a Linha 11: A Lajeado, que fica nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos. A nova parada ficaria entre Guaianazes e Antônio Gianetti Neto. E também Jardim Nazareth, localizada em Suzano, que ficaria entre as estações do mesmo nome da cidade e Jundiapeba, distantes em quase seis quilômetros uma da outra.
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