Trens Regionais

Em que pé está o trem de passageiros turístico entre Rio e Minas?

Minas Gerais e Rio de Janeiro podem ser ligados por meio de um trem turístico. O projeto é da ONG Amigos do Trem, e o trajeto cortaria as cidades de Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Serão 160 km de uma viagem que poderá ser a bordo de um dos dois trens, com 15 vagões panorâmicos cada, adquiridos juntos a Vale do Rio Doce. São os antigos comboios do Trem Vitória-Minas, todos reformados.

De acordo com o Diário do Rio, a ONG cumpriu todas as normas e regulamentações impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mas ainda há entraves burocráticos com a concessionária Ferrovia Centro Atlântica para a reforma e manutenção de um trecho da viagem.

“Em parceria com o SEBRAE, a ONG desenvolveu o Plano de Negócios e Viabilidade Técnica comprovando que o Trem Rio-Minas é viável. Além disto, inúmeras pesquisas e mapeamento foram realizados para comprovar a viabilidade do projeto. É importante ressaltar que, além do apelo afetivo que o Trem Rio-Minas representa, o projeto visa em parceria com os municípios a criação de novos postos de trabalhos, visibilidade das regiões contempladas pelo empreendimento, Trade Turístico, valorização de comerciantes e empresas locais, dentre outros”, informa Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, em resposta ao jornal.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus