Aviação

Primeiro Airbus A330 a sair da linha de produção é aposentado

O primeiro A330 a sair da linha de produção da Airbus, na década de 90, foi aposentado. A aeronave de prefixo B-HLJ passou a operar para o grupo Cathay por mais de duas décadas.

O avião, antes de 27 anos e meio de prestação de serviços, voou pela primeira vez em novembro de 1992, com o número de registro F-WWKA. Realizou diversos voos de certificação e teste de equipamentos para o novo modelo.

Em outubro de 1996, foi transferida para a Cathay Pacific, assumindo o número de registro VR-HLJ. O equipamento de teste foi removido e uma cabine de passageiros foi montada com 267 assentos econômicos e 44 na classe executiva. Um ano depois, seu registro foi alterado para B-HLJ, e foi assim que permaneceu durante todo esse tempo.

Durante seus anos com o grupo Cathay, voou para a principal marca Cathay Pacific, bem como para a Dragonair, que depois se tornou a Cathay Dragon. Ao longo de 24 anos de serviço ao grupo, o HLJ realizou mais de 63.000 horas de vôo e quase 27.000 ciclos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus