Colaboração: Narciso de Queiroz
Um atendimento de trem urbano, que partia do centro de São Paulo até o extremo sul da capital, passando pelas margens do Rio Pinheiros. Nos dias atuais, o eixo é coberto pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.
O atendimento operou entre o final dos anos 50 até o final dos anos 70. Foi criado com a implantação do ramal de Jurubatuba, construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana.
Na tabela abaixo é possível ver os horários que o trem partia, sendo somente em alguns períodos:
O eixo entre o centro e a Zona Sul era também de caminho de passagens de trem regionais, que desciam até a Baixada Santista.
Já o urbano, em alguns momentos ia até Evangelista de Souza, no entrocamento com a ferrovia Mairinque-Santos, no alto da serra.
Por volta do final de década de 70 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista. Foi então que o atendimento da Zona Sul passou a partir de Osasco, que originou a Linha 9-Esmeralda. Técnicos da Fepasa acreditavam que a demanda de passageiros era maior da região oeste.
CPTM cogitou levar linha 9 de volta em direção a Julio Prestes
Em 2011, a CPTM anunciou que estudava implantar uma variação da linha 9 – esmeralda, em uma extensão de 7,5 km a partir da estação Ceasa até a Lapa. A ideia iria permitir uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa até a Berrini em 21 minutos. Mas a conexão da Linha 9 com a Linha 4 em Pinheiros acabou tornando o projeto sem sentido.
comentários