Promessa de campanha do atual governador João Doria em levar a Linha 5-Lilás do Metrô, do Capão Redondo para o Jardim Ângela, segue em negociações com a ViaMobilidade. É o que diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em resposta a um usuário na rede social:
“Estamos em tratativas com consórcio que opera a Linha 5-Lilás para a possibilidade desta importantíssima obra de extensão entre a Estação Capão Redondo, que interligará M’Boi Mirim e Jardim Ângela” – informou o titular da pasta:
Estamos em tratativas com consórcio que opera a Linha 5-Lilás para a possibilidade desta importantíssima obra de extensão entre a Estação Capão Redondo, que interligará M’Boi Mirim e Jardim Angela.
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) July 11, 2020
Promessa para 2024
Em março, um comunicado da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM, já havia informado as tratativas, com prazos bem otimistas:
“Assim como anunciado anteriormente, o Governo do Estado está em tratativas com a iniciativa privada para realizar os projetos que vão levar o metrô até o jardim Ângela, dentro dos prazos esperados: início de obras em 2021 e conclusão até 2024”, diz a nota da STM ao site Metrô/CPTM.
Promessa de 2011
Quando candidato ao Governo do Estado, João Doria prometeu leva o Metrô até Jardim Ângela. O anuncio foi feito em setembro de 2018, durante campanha em um clube às margens da represa Guarapiranga.
A extensão já tinha sido prometida em 2011 pelo então secretário Jurandir Fernandes. Em 2015, o sucessor de Jurandir, Clodoaldo Pelissioni, chegou a cogitar que a expansão poderia ficar a cargo da empresa privada que operaria a linha. Em 2018, o ramal lilás foi concedido à iniciativa privada, no entanto a extensão não foi inclusa como contrapartida da concessionária.
Extensão
A nova extensão teria 4 km de extensão e mais 3 novas estações: Jardim Ângela, Comendador Sant’Anna e M’Boi Mirim. A Linha 5-Lilás liga a estação Chácara Klabin até o Capão Redondo. Em um relatório divulgado pelo site do Metrô, a empresa estimava que seriam necessários mais 11 trens para atender a nova configuração de deslocamento.
1 comentário