Com entregas prometidas para 2022, dez anos após os inícios das construções, disputas na justiça e paralisações, o túnel de ligação entre a futura estação Congonhas do monotrilho da Linha 17-Ouro, e o terminal de embarque no Aeroporto de mesmo nome, teve suas “obras brutas” finalizadas, de acordo com uma publicação nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira.

De acordo com Silvani, na área externa, os trabalhos são de impermeabilização para um posterior reaterro e reconstrução do pavimento.

A estação final da Linha 17 vai permitir a conexão de um dos aeroportos mais movimentados do país, com a malha metroferroviária. A Estação Congonhas ficará localizada em uma confluência entre a Avenida Washington Luís com a Rua Rafael Lório, no bairro da Vila Congonhas, no distrito do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo.
Com o desnível topográfico que existe nessa região, a estação metroviária poderia ser exatamente no subsolo do aeroporto, desse modo, não atrapalharia em nada o aeroporto e o futuro metrô. O acesso direto acorreria via escadas rolantes priorizando os passageiros aeroportuários , fato que acontece em muitos terminais do mundo. O túnel deveria ser só uma outra passagem em direção ao bairro adjacente.
Um túnel….fico pensando….se com a atual passarela já ocorrem inúmeros assaltos quando você tenta utiliza-la, o que acontecerá dentro do isolamento desse túnel? Saudações,
Esse túnel será diretamente entre o aeroporto e a estação… não acredito que vá ter assaltos. Até porque, nessa região, que eu saiba os assaltos não são comuns.