YouTube video
Metrô SP

Metrô conclui modernização da frota F para a Linha 5-Lilás, diz Baldy

O Metrô de São Paulo concluiu a modernização dos trens da frota F, produzidos pela Alstom de modelo Metropolis, de acordo com uma postagem no twitter do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Segundo o titular da pasta, as composições “agora passarão por período de testes e ajustes pela ViaMobilidade”.

Baldy inclusive pediu para que os ferrofãns, termo usado nas redes sociais para quem gosta de trens e metrô, não se aglomerassem na plataforma para ver o trem passar, em tom de humor.

As oito composições são aguardadas para contribuírem na redução do intervalo na Linha que liga o Capão Redondo à Chácara Klabin. Em fevereiro desde ano, testes foram feitos durante a madrugada na ligação metroviária operada pela ViaMobilidade. Um dos trens foi visto em testes no Pátio Capão Redondo no mês de janeiro.

“Fora dos trilhos desde 2017”

Os comboios saíram de cena após o Metrô trocar o sistema de sinalização, que passou a operar por meio do CBTC, em português que significa sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, tecnologia de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego.

A partir de 2017, a Linha 5 passou a contar com os trens da série 500 fase II, chamados na época de frota P.

Trem em testes:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus