Em mais ofensiva contra a China, a Índia acaba de romper mais um contrato com o país asiático. A Indian Railways cancelou um contrato de sinalização ferroviária de US $ 62,2 milhões com uma empresa chinesa.
Recentemente a autoridade de desenvolvimento de transporte e infraestrutura de Mumbai cancelou o processo de licitação para o projeto, fabricação, fornecimento, teste e comissionamento de 10 carros de monotrilho, já que as duas propostas recebidas eram de fabricantes chineses. A autoridade da cidade agora planeja conceder o contrato a um fabricante nacional.
A Dedicated Freight Corridor Corporation da Índia (DFCCIL) anunciou que rescindirá um contrato de 4,7 bilhões de Rs (62,2 milhões de dólares) com o Instituto Nacional de Sinalização e Comunicação de Pesquisa e Design Ferroviário Nacional de Pequim (RRDISC).
O acordo foi firmado em agosto de 2016, e previa equipamentos de sinalização e telecomunicações em um trecho de 417 km de uma ferrovia chamada de Carga Dedicada Oriental (DFC). A Indian Railways diz que apenas de 20% do trabalho total foi concluído.
A Indian Railways negou o aumento da tensão entre a os dois países, após as recentes hostilidades entre militares na fronteira sino-indiana terem influenciado a decisão de rescindir o contrato.