Ônibus

Cidade do Ceara vai testar câmaras térmicas em ônibus, e app que avisa se detectar febre

O sistema de ônibus na Grande Fortaleza vai testar uma tecnologia que monitora passageiros com sintomas que podem ser atribuídos a covid-19.

Com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, a Prefeitura de Maracanaú iniciou testes de câmaras térmicas para monitorar a temperatura dos passageiros de ônibus e avisar por aplicativo aqueles que tiverem febre detectada.

Antes de acessar o ônibus, os passageiros podem baixar um aplicativo e tirar uma selfie para se cadastrar no sistema. Com Inteligência Artificial, a câmera cruza a foto dos passageiros com a temperatura medida e envia um alerta para aqueles que tiverem o sintoma detectado.

Além de avisar os passageiros, a tecnologia também alimenta uma base de dados da prefeitura com informações epidemiológicas. Se o poder público notar um grupo considerável de usuários com febre, pode ligar alerta sobre a prevenção da doença.

A funcionalidade é testada nesta semana na linha Pajuçara-North Shopping Maracanaú. A previsão é que o sistema de transporte público regular conte com a tecnologia a partir da segunda quinzena de julho.

O aplicativo também disponibilizará acesso a uma plataforma de telemedicina de última geração, chamada Doctor247 (doctor247.com.br). Nessa plataforma de telemedicina, a população terá acesso a uma rede de profissionais de diversas especialidades e com disponibilidade diferenciada para atendimentos presenciais e virtuais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus