Aviação

Aeroporto britânico é cortado por uma estrada com fluxo de veículos e pedestres

Já imaginou poder atravessar uma pista ativa para pousos de aeronaves? Se visitar o aeroporto de Gibraltar, território ultramarino britânico na costa sul da Espanha, poderá cruzar um local desse tipo, ou então ter que esperar um avião passar para poder completar seu caminho.

O terminal conta com voos comerciais, e é de propriedade do Ministério da Defesa. Conta com voos da British Airways e a EasyJet além de serviços da Royal Air Maroc.

O aeroporto foi construído em 1939 durante a segunda guerra mundial, em uma área neutra entre Gibraltar e Espanha. Antes de ser usada como aeroporto, a propriedade abrigava um circuito de corridas de cavalos.

A pista do aeroporto corre paralela à fronteira espanhola. Quando uma aeronave está pousando ou partindo, a estrada é fechada através de barreiras e semáforos. O terminal atingiu o pico de passageiros em 2017 em mais de meio milhão por ano.

Há construção em andamento de um túnel para que o trafego de pedestre e veículos deixem de cruzar a pista, o que significa mais agilidade às operações, e tristeza daqueles que gostam de observar as aeronaves.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus