A antiga frota C do Metrô de São Paulo foi fabricada originalmente pela empresa Cobrasma entre os anos de 1979 até 1986. Atualmente foram reformados, sendo renomeados como Frota K. O primeiro trem da frota C, a composição 301 foi entregue ao Metrô no dia 30 de Janeiro de 1982, para início dos testes de dinâmicos.
Esta composição entrou em operação comercial pela primeira vez no dia 14 de Setembro de 1984. O ultimo trem desta frota tem como ano de fabricação, 1986.
Em 2009 o governo do Estado de São Paulo assinou contratos para reformas de trens, entre eles os 25 cobrasmas. O Consórcio responsável pela modernização dos trens da Frota C é o MTTrens, formado pelas empresas MPE, T’Trans e Temoinsa.
A fabrica escolhida para a reforma era no Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios, e todas as 25 composições foram deslocadas do Pátio Belém, na Linha 3-vermelha até a cidade fluminense.
Fotos do site Máfia CTC:
Os trens eram engatados com vagões de cargas, e viajaram fizeram o translado pelas linhas 11-Coral, 12-Safira, e depois pelos trilhos da Central do Brasil até o estado, em uma viagem que demorou 22 horas percorrendo 447 quilômetros. O resultado dessa viagem foram trens do metrô percorrendo locais jamais imaginados, em zonas rurais.
Depois da modernização, os trens voltam ao sistema como frota K, uma série de trem que no início de operação após a reforma, teve alguns incidentes como incêndios, descarrilamento, e até abertura de portas no lado oposto e com o trem em movimento.
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