Ônibus

Brasil pode ter em breve ônibus elétrico rodoviário nas estradas

A ascensão de ônibus elétricos a baterias agora caminha para a utilização desse tipo de veículo em ligações rodoviárias de curtos e médios percursos.

Uma das poucas fabricantes instaladas no Brasil, anunciou que concluiu a homologação de seu produto para estas rotas, o que torna o uso de ônibus elétricos rodoviários mais próximos de nós, passageiros. A BYD anunciou nesta semana que concluiu a homologação da carroceria do ônibus de fretamento BYD D9F. O modelo estará disponível para ser comercializado no mercado.

O ônibus poderá percorrer uma distância de até 400 quilômetros, com 402 CV de potência e dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) integrados às rodas do eixo traseiro e carroceria Marcopolo Viaggio 1050.

Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades.” afirma o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider.

A fabricante ainda afirma que estes ônibus, além de não poluentes, são econômicos tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. O comunicado da BYD diz ainda que o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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