Bosque Maia em Guarulhos | Foto: Fabio Nunes Teixeira
Metrô SP

Metrô suspende licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste

Publicação no Diário Oficial da conta de que a Companhia do Metrô de São Paulo suspendeu a licitação para elaboração do projeto básico da linha 19-Celeste, eixo metroviário que vai ligar Guarulhos a Capital Paulista. De acordo com a publicação, o Metrô suspendeu o processo cumprindo a “decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.

A nova linha deve ligar a estação Anhangabaú, em conexão com a Linha 3-Vermelha no centro de São Paulo, até o Bosque Maia, em Guarulhos, cruzando regiões desprovidas de transporte de massa, como o Pari, Vila Maria, Vila Guilherme e o Jardim Japão, além de Guarulhos.

O novo eixo metroviário foi projetado para uma extensão operacional 17,6 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção. Terá também outros três estacionamentos, sendo espaços ao longo da linha para a retenção de trens, como ocorre nas Linhas 1-Azul e 2-Verde próximo de Ana Rosa.

A expectativa é que a Linha 19 atenda a uma demanda diária de 621 mil passageiros por dia útil. O eixo metroviário terá 31 trens e o intervalo é estimado em 105 segundos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus