Publicação no Diário Oficial da conta de que a Companhia do Metrô de São Paulo suspendeu a licitação para elaboração do projeto básico da linha 19-Celeste, eixo metroviário que vai ligar Guarulhos a Capital Paulista. De acordo com a publicação, o Metrô suspendeu o processo cumprindo a “decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.
A nova linha deve ligar a estação Anhangabaú, em conexão com a Linha 3-Vermelha no centro de São Paulo, até o Bosque Maia, em Guarulhos, cruzando regiões desprovidas de transporte de massa, como o Pari, Vila Maria, Vila Guilherme e o Jardim Japão, além de Guarulhos.
O novo eixo metroviário foi projetado para uma extensão operacional 17,6 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção. Terá também outros três estacionamentos, sendo espaços ao longo da linha para a retenção de trens, como ocorre nas Linhas 1-Azul e 2-Verde próximo de Ana Rosa.
A expectativa é que a Linha 19 atenda a uma demanda diária de 621 mil passageiros por dia útil. O eixo metroviário terá 31 trens e o intervalo é estimado em 105 segundos.