Trem da Linha 1 fabricado pela Caf - Foto: Renato Lobo
Metrô

Metrô de Santiago abre licitação para sua Linha 7 e planeja a 8 e 9

O Metrô de Santiago abriu uma nova licitação para a construção do primeiro trecho de sua nova linha 7, a Leste-Oeste. As propostas deverão ser apresentadas até 26 de agosto, e a vencedora deve ser anunciada em fevereiro de 2021.

O projeto é descrito como o maior investimento que o Metrô já fez em uma única rota, e a Linha 7 deve custar US $ 2,9 bilhões. Deve seguir paralela a linha 1 leste-oeste, como meio de desafoga-la.

As obras licitadas do lote 1 incluem a escavação usando o Novo Método de Tunelamento Austríaco. Os túneis em execução devem ser perfurados usando máquinas de perfuração.

Trem da Alstom na Linha 5 – Foto: Rafael Narchi

Novas extensões

A capital do Chile ainda tem outros projetos na manga, como a extensão de 5,1 km ao sul da Linha 2, adicionando quatro estações, e uma extensão de 3,88 km da Linha 3 até a Plaza de Quilicura com três estações.

Existe ainda uma extensão projetada de 4 km a sudoeste da Linha 4, de Puente Alto a Bajos de Mena, acrescentando outras três estações.

Linhas 8 e 9

Outras duas ligações estão no radar, como os 19 km da Linha 8 que percorreriam o sudeste a partir de um intercâmbio com as linhas 1 e 6 em Los Leones, servindo 14 estações nos distritos de Providencia, Ñuñoa, Macul, La Florida e Puente Alto.

Já a linha 9 percorre 17 km ao sul de Santa Lucía na linha 1 até a Avenida Gabriela, servindo 12 estações em San Joaquín, San Miguel, La Granja, San Ramón e La Pintana, incluindo trocas com as linhas 3, 6 e 4A.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus