Ônibus

Frota de ônibus elétricos global chega a 500.000 unidades

O mundo conta hoje com 500.000 ônibus elétricos em operação, segundo dados da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), e a participação deste tipo de veículos a bateria na frota global deve ser de 67% até 2040.

O relatório do BNEF cita ainda as aplicações de células de combustível, que serão responsáveis ​​por 6,5% das vendas anuais de ônibus em 2040. A perspectiva não leva em consideração as aplicações movidas a gás (GNV ou GNL).

Grande parte desses ônibus elétricos são movidos a bateria. Com relação ao custo destes equipamentos , o BNEF confirma sua perspectiva anterior, que prevê um preço abaixo de US$ 100/kWh de baterias de íon de lítio até 2024. Finalmente, eles atingirão US$ 61/kWh até 2030.

O relatório prevê ainda que por volta de 2023, o óxido de lítio, níquel e manganês, cobalto e alumínio (NMCA) devem entrar no mercado de veículos elétricos. Isso fornece densidades de energia mais altas e uma vida útil mais longa que o material NMC ou NCA equivalente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus