Mobilidade Urbana

São Paulo vai monitorar aglomerações a partir de dados de celulares

O Governador João Doria, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 09 de Abril de 2020, anunciou uma parceira com as quatro operadoras de telefonia celular, o programa “Sistema de Monitoramento Inteligente“. Trata-se de um monitoramento do poder público com base nas informações fornecidas pelos celulares dos cidadãos, para que sejam mapeados áreas de aglomerações.

Há um afrouxamento no isolamento social, percebido nos transportes públicos. Metrô e CPTM registraram acréscimo de 10% de usuários na última semana. Já nos ônibus da capital, o uso do transporte saltou de 23 para 32% nos últimos dias. A CET também registrou índices de congestionamento.

Segundo Doria, com a tecnologia é possível analisar o índice de isolamento. Nesta quarta, por exemplo, o nível ficou em 49%, bem abaixo da meta de 70%, de acordo com as autoridades médicas. O dia de ontem teve a menor taxa de isolamento, que no começo da quarentena chegou a registrar 60%.

De acordo com Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico, o sistema respeita o anonimato dos usuários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus