Durante uma participação do de um Webinar intitulado “Os impactos atuais e futuros da COVID-19 na mobilidade urbana das cidades brasileiras”, feito pela Fundação Getúlio Vargas, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que estão sendo estudados modelagens para que a Linha 20-Rosa do Metrô seja tocada pelo setor privado.
O novo eixo metroviário, em seu projeto completo, prevê a ligação entre a Lapa e Santo André, sendo que o eixo entre a Zona Oeste de São Paulo e a estação São Judas é considerado prioritário. A linha completa teria 27 km de extensão, 20 estações, uma demanda de mais de um milhão de passageiros por dia, e 33 trens em operação. O empreendimento atualmente está na fase de Projeto Funcional.
No ano passado, o vice-governador Rodrigo Garcia já falava em uma parceria com o setor privado para a nova linha, e disse que seriam investidos 20 milhões no aprofundamento dos estudos.
Anúncio na década passada
O novo eixo metroviário já consta em futuros projetos do Metrô há pelo menos 10 anos. Em 2011, o governo do estado esperava utilizar R$ 2 bilhões para investir na linha segundo recurso de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima.