TAV

Para evitar colapso na saúde, França transporta pacientes em trem-bala

A SNCF, ou Société Nationale des Chemins de fer Français, uma das principais empresas públicas francesas, operou um trem TGV Duplex transportando cerca de 20 pacientes com Covid-19 para outros hospitais. O “trem-hospital” operou em 26 de março de 2020, sendo o primeiro serviço desse tipo na Europa, segundo o ministro da Saúde francês, Olivier Véran.

Os pacientes foram transferidos de hospitais em Estrasburgo e Mulhouse, de ambulância, para o trem, que deixou a estação Paris Gare Est, em Paris, por volta das 11h00, chegando a Angers às 15h30. A medida tem como objetivo evitar o colapso no sistema de saúde, transferindo pacientes para unidades de terapia intensiva, onde atualmente há capacidade disponível.

Além dos doentes, o trem rápido também levava equipamentos médicos e equipe de enfermagem e foi equipado com aparelhos respiradores para uso dos pacientes. O trem será completamente descontaminado.

“Por sermos uma grande empresa de serviço público, a SNCF está se mobilizando para dar o melhor de si e responder quando precisamos, nos bons e nos momentos difíceis”, diz Christophe Fanichet, presidente e CEO da SNCF Voyageurs.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus