Nos últimos dias foi noticiado de que sistemas de transporte estão transportando menos passageiros em São Paulo. Há uma estimativa de que o Metrô de São Paulo tenha tido uma redução de 50% no volume de usuários transportados. Já a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, em torno de 35%.
O estado de São Paulo tem 286 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria da Saúde de SP nesta quinta-feira 19 de março de 2020. São cinco mortes confirmadas pela doença na capital paulista.
Mas algumas ligações distantes do centro ainda registram filas e ônibus cheios. É o caso da Linha 239 Terminal Cotia – Itapecerica da Serra, segundo relato de um passageiro:
Saindo de casa pra ir trabalhar depois de 3 dias em Home Office. Ponto de ônibus cheio, inclusive com idosos, ônibus passando cheios também! Parece que não tem quarentena na quebrada, é que o vírus nem existe! Fallo mais no decorrer do percurso na sequência!
— NATAN C. 🦁 🏳️🌈 🚩 (@ArqtoNatan) March 20, 2020
Já na capital paulista, o Jornal Agora traz uma reportagem que mostra a Linha 4313-10 (Terminal Cid. Tiradentes – Terminal Parque Dom Pedro II), com pontos lotados.