Nos últimos dias, usuários nas redes sociais tem reclamado sobre a operação da Linha 2-Verde do Metrô, sobretudo nos horários de maiores movimentos. As queixas no eixo metroviário que liga a Vila Prudente até a Vila Madalena vão desde lotação, lentidão nos trens e até composições não obedecendo paradas:
Plataforma da Estação Tamanduateí do @metrosp_oficial em tempo real, Linha 2-Verde, sentido Vila Madalena. Entre segunda e quinta-feira, apenas na quarta não houve multidão na plataforma. #bdsp pic.twitter.com/ieLt0M9R75
— Douglas Meira (@douglasdbm) March 5, 2020
@metrosp_oficial quando a linha 2 – verde vai normalizar? Segunda semana de caos. Qual o problema?
— Lucas Lorenzetti (@LucasNLoren) March 9, 2020
Eu já perdi a paciência com o @metrosp_oficial , já vamos entrar na segunda semana com a linha 2 verde lenta e com falhas. Até quando vou sair de casa as 6h e chegar somente as 20h por causa dessas falhas?
— Wemerson Sr. Pulseiras Br (@wguth_) March 10, 2020
12:10 metrô da linha 2 verde parou no Alto do Ipiranga, não abriu as portas e foi direto para a outra estação.
12:12 Não abriu na estação Sacomã também. Tivemos que acionar o botão de emergência para que as portas abrissem.
Carro I14. Sentido Vila prudente. @metrosp_oficial
— yara (@piapano) March 11, 2020
O Metrô, no entanto, tem respondido aos passageiros que não havia registro de falhas em trens e sistema, e que a constante reclamação tem sido fruto do fluxo de usuários oriundos da operação por ônibus na Linha 15-Prata, que está paralisada:
Olá, devido à paralisação da Linha 15, o fluxo de passageiros é grande na Linha 2-Verde, mas não registramos ocorrências na circulação dos trens no horário do seu post
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) March 9, 2020
Problema seria na atualização do CBTC
O problema, no entanto, seria em uma nova atualização do sistema de sinalização, o CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”.
A funcionalidade é responsável por controlar as composições, e o novo sistema é aprimorado e atualizado, enquanto é feita sua implantação.
O perfil SP Sobre Trilhos (@SPSobreTrilhos) no twitter afirma ter ouvido uma fonte que diz que a nova versão seria a causadora dos problemas:
Bom dia @metrosp_oficial, secretário @alexandrebaldy e governador @jdoriajr.
Por favor e assim que possível nos responder sobre essa dúvida da linha 2 verde:
Superlotação / lentidão x CBTC
Grato.
Arquivo em PDF: https://t.co/XrmDWL5tis pic.twitter.com/0l6AMxG5vh
— 😷 SP Sobre Trilhos 🚈 (@SPSobreTrilhos) March 11, 2020
No mesmo post, o Metrô reafirma que a lentidão é fruto do volume de passageiros da Linha 15.
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