Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Trem da série 2100 da CPTM pode ser aposentado em breve

Considerado uma dos composições mais confortáveis da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, mas que conta com uma partida lenta, a série 2100 pode deixar de operar definitivamente nos próximos dias, segundo apuração do Via Trolebus.

Atualmente o comboio presta serviços na Linha 10-Turquesa, sobretudo nos serviços expressos, como o que liga a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André e Tamanduateí, nos horários de pico, e o atendimento feito aos sábados, entre Santo André e Luz.

Em julho de 2019, após o anúncio do reforço da frota da Linha 10 com as composições da série 7000, havia a informação que os antigos espanhóis sairiam de cena, o que não acabou ocorrendo por definitivo.

YouTube video

A mudança da frota, e a retirada de diversas unidades do 2100, chegou a ter ser lamentada por alguns usuários da ferrovia, que mencionavam justamente o conforto.

Velho guerreiro

Os trens em questão foram fabricados pela Caf na década de 70. As composições saem de cena após mais de 20 anos de serviços prestados. Em acordo com o Governo Espanhol, o Governo do Estado de São Paulo adquiriu 48 unidades de 3 carros (144 carros) da série 440 em meados de 1996, visando a ampliação e modernização da frota de trens da CPTM.

Série 440 na Espanha

Em 1997 chegaram as primeiras unidades, desembarcadas no Porto de Santos e recebidas nas oficinas de Presidente Altino, em Osasco, para início dos testes. Na CPTM foram montadas 24 composições com 6 carros cada.

Chile também tem “2100”

Na mesma época, na década de 90, o Chile recebeu algumas unidades espanholas. Em 2005 sete trens passaram por nova reforma, sendo denominadas 440MC.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus