Em uma audiência publica realizada nesta quinta-feira, 28 de fevereiro de 2020, representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, informaram mais detalhes sobre a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O novo operador, além de ter que adquirir mais de 30 trens, deverá modernizar 35 estações. Segundo nota da companhia, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas.
“Entre os investimentos, estão a modernização de 35 estações para a adequação às novas normas de acessibilidade; construção de duas novas estações e compra de nova frota de mais de 30 composições”, informou Paulo Galli, secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos. Também haverá obras de modernização na infraestrutura. Tudo isso permitirá a diminuição do intervalo entre os trens.
Novas paradas
Outra ação do operador privado será a construção da nova estação Ambuitá, em Itapevi, além da unificação da estação Lapa, promovendo a conexão entre as linhas 7 Rubi e 8 Diamante.
“Todas as obrigações do concessionário se revertem em benefício ao passageiro, que terá estações acessíveis, mais modernas e confortáveis”, explicou o presidente da Companhia, Pedro Moro.
Para o Governo do Estado, as obrigações são concluir as obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer as adequações das estações Morumbi (integração com a Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).
Em maio deste ano deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro.
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