Metrô SP

Metrô vai abrir licitação do projeto básico da Linha 19-Celeste, que vai atender Guarulhos

O Metrô de São Paulo deve dar um passo importante na construção da Linha 19-Celeste, que vai atender a Guarulhos, e ainda que não exista previsão de obras, o estudo é uma parte essencial para o projeto.

A partir de segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020, a operadora deve abrir uma licitação para o projeto básico do novo eixo metroviário, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, até a estação Anhangabaú, em conexão com a Linha 3-Vermelha do Metrô.

A ligação com a cidade mais populosa do Brasil, exceto as capitais, deve ter 19,4 km de extensão e 15 estações. Neste post contamos quais bairros de Guarulhos a Linha 19 poderá atender.

Vídeo: Quando Guarulhos terá Metrô?

Os estações projetadas serão: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia. A demanda diária prevista é de 526 mil passageiros.

Prazos

Não existe um prazo concreto de quando as construção terão início. O que se sabe, é que o projeto junto com a Linha 20-Rosa (Lapa-Prefeito Saladino) estão nos primeiros lugares da fila das próximas linhas a serem construídas, após a conclusão das atuais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Esta linha deveria começar por Campo Belo para aproveitar o Patio Guido Caloy, que já está pronto, para abrigar os trens que serão operados nesta linha. Começando pelo Anhangabaú será preciso fazer um outro patio. Isto será um desperdicio de tempo e dinheiro. Começando por Campo Belo também ajudaria a desafogar a linha lilás, que já está bastante carregada.

Publicidade

Anúncios