Foto: Humanoo
Metrô SP

Quais os bairros de Guarulhos que serão atendidos pela Linha 19-Celeste do Metrô?

Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, sendo a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, com 1.365.899 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.

Uma ligação metroviária é muita aguardada, e o projeto da Linha 19-Celeste junto com a extensão da Linha 2-Verde, são as chances que o município tem de se conectar a malha sobre trilhos, além da Linha 13-Jade da CPTM.

O site Metrô/CPTM divulgou uma notícia em que fala sobre a contratação de estudos do solo para o projeto, e trouxe alguns detalhes do possível traçado e os bairros por onde deve passar o eixo metroviário.

De acordo com a publicação a Linha 19 deve cortar os bairros guarulhenses de Macedo, Vila Augusta, Vila Endres, Vila Itapegica, em Guarulhos, além de Jardim Julieta, Vila Medeiros, Jardim Japão, Vila Maria, Brás, Luz e o centro, na cidade de São Paulo.

Vídeo: Quando Guarulhos terá Metrô?

Projeto básico em 2020

O Projeto Básico do trecho deve ser contratado pelo Metrô ainda em 2020. O eixo de transporte entre Guarulhos e capital deve ter 15 estações e 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional. Após a preparação do Projeto Básico é possível a definição das fontes de recursos financeiros e contratação dos Projetos Executivos, que permitem o início das obras.

Possíveis estações e demanda prevista

Os estações atendidas serão: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia. A demanda diária prevista é de 526 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Antes dessa extensão sugerida, deveriam estender a Linha 4-Amarela até Pari pra se conectar a Linha 19 Celeste.

      Eu gosto desse blog, mas o Renato traz notícias muito rasas e curtas.

      Não aprofunda no tema como faz o Blog Metro/CPTM.

      Sequer trouxe um desenho do traçado da linha para que possamos ver o trecho na prática.

      • Amigão essas notícias São sempre difíceis de dar.
        Guarulhos merece sim se conectar com as linhas de trem e metro mais isso é um sonho antigo e não será tão prox.
        Isso ainda é um estudo como diz a materia.
        Vai ser uma obra dificil pois não há espaço mais em Guarulhos.
        Oque resta a nós é aguardar

      • Também acho que a Linha Amarela deveria ser estendida até o Pari, diminuiria um pouco o movimento na Luz, aliás teve até projeto sobre isso, mas engavetaram sem maiores explicações.

      • Não acho que seja possível a continuidade da L4-Amarela pro Pari devido ao traçado, o hoje a linha termina apontada para nordeste, seria necessário uma curva muito absurda para trazer a L4 ao Pari, e de qualquer forma isso nunca será construído uma vez que a L4 serve basicamente para trazer passageiros pra Paulista e República, e República a L19 junto da L3 já servirão enquanto na segunda fase a L19 já vai ligar a Brigadeiro, eu acredito que a decisão mais acertada seria fazer a L19 até a Brigadeiro, mesmo que o custo a mais seja alto ,além de tudo para terminar a linha em terrenos do jardim paulista, resolveria todo esse problema de demanda e tiraria bastante passageiros da L1-Azul que se destinam a paulista e o centro

    • Simm. E incluir isso já nessa primeira fase da linha. Se isso acontecesse, somado a expansão da Linha até Tiquatira ou Guaiaúna, onde devem haver futuras conexões com novas linhas do Metrô, acho que nem seria necessário expandir a Linha 13 até o Brás ou à Chácara Klabin.

  • Poderia estender a linha 1 – azul (o lado norte) até o Aeroporto passando pelo centro de Guarulhos. Fazendo baldeação na estação Guarulhos com a linha Celeste.
    No lado sul, da linha 1 – azul, extensão até o SP Expo.

Publicidade

Assuntos

Anúncios