Nos últimos dias, um trem da série 2500 tem sido visto realizando testes na Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O flagra de um desses testes foi feito pela página Paparazzi Ferroviário:
Atrasos na entrega
A promessa inicial era que o trem começaria a operação na ferrovia que liga São Paulo até o Aeroporto de Guarulhos em dezembro, mas houve atrasos.
A composição teria ao menos 34 defeitos, segundo informação e os documentos publicados pelo site Diário dos Trilhos.
Os problemas, de acordo com a publicação, seriam no acabamento, questões estruturais e eletromecânicas. Entre os problemas apontados que chamam a atenção são cabos de freios posicionados de forma inadequada, além de problemas no teto do trem com afundamento.
Já a CPTM informou ao site que considera “ normal a constatação de pendências não impeditivas e que não impactam em segurança do trem no processo de fabricação durante os testes de performance.
O TUE CRRC – Série 2500, foi fabricado pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa. O consórcio venceu a concorrência pública para a produção de oito comboios.
Todos em operação até abril
Uma reportagem do jornal Guarulhos Hoje da conta de que a CPTM tem planos de colocar todos os trens da série 2500 em operação até abril de 2020.
“A expectativa é que até abril de 2020 todos os trens da nova frota estejam em operação”, diz o comunicado ao site.